Dmitri Ivanovich Mendeleev
Dmitri Ivanovitch Mendeleev nasceu em Tyumen Oblast, Rússia, em 1834. Em 1856, ele gradua-se em Química e vira professor até 1890.
Desenvolveu diversos trabalhos na área de química e física, não se restringindo apenas à periodicidade dos elementos químicos. Não descobriu os elementos químicos presente na tabela periódica apenas organizou os 63 elementos descobertos. Ele começa a desenvolver estudos sobre uma forma de organizar os elementos químicos, de acordo com os seus pesos atômicos. Em 1869, em um livro (Princípios de Química), ele publica a sua primeira tabela periódica.
A organização da tabela periódica de Mendeleev foi ordenada de acordo com propriedades semelhantes o que possibilita a ele, a previsão de outros compostos, de elementos ainda não descobertos. Dois dos elementos previstos por ele foram: o eka-alumínio (gálio) e o eka-silício (germânio).
Mendeleev foi um garoto prodígio desde pequeno, destacando-se em Ciências. Um dos fatores que motivou sua paixão pela Ciência foi seu cunhado, químico de fábrica. Mas ocorreu um acidente que destruiu a fábrica de cristais, ela foi queimada. Em vez de reconstruir a fábrica, a mãe de Dmitri resolveu investir mais na educação de seu filho. A mãe de Mendeleev se mudou para Moscou com todos os seus filhos para que ele entrasse na Universidade, só que infelizmente, Dmitri não conseguiu entrar, pois naquela época a cidade só admitia quem nascia em Moscou. Eles decidiram ir para São Petersburgo, só que era a mesma política em Moscou. Mas sua mãe se lembrou que o diretor do Instituto Pedagógico Central (escola que formava professores) era conhecido do finado pai de Mendeleev, fazendo com que ele conseguisse uma vaga. Nesse tempo ele teve um interesse pela química devido ao seu professor. Ele conseguiu se graduar em 1855, como primeiro de sua classe.
Sua pesquisa sobre a periodicidade dos elementos foi iniciada por conta de seu trabalho como professor na Universidade de São Petersburgo, mas para isso ele precisava organizar os dados que eram anotados em cartões e dependendo de sua semelhança mudava sua posição. Com sua pesquisa bem realizada surgiu a Tabela Periódica que é organizada em filas horizontais, de acordo com as massas atômicas crescentes e colunas verticais com elementos de propriedades semelhantes. Orgulhoso e seguro de seu trabalho, em 1869 o apresentou à comunidade científica e também deixou posições vazias, pois alguns elementos ainda não eram conhecidos. Antecipou as futuras propriedades dos elementos desconhecidos usando como base as propriedades dos elementos vizinhos com uma precisão surpreendente, mostrando o quanto era inteligente.
Dmitri recebeu o Prêmio Demidov em 1862 e uma medalha Copley em 1905. Sua morte, infelizmente foi em 1907.Como forma de homenagem, em 1955 o elemento atômico número 101 ganhou o nome de Mendelévio(Md).
{Tabela de Mendeleev.}
{tabela periódica de 2011.}
Fontes de pesquisa: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dimitri-mendeleevi/dimitri-mendeleev-2.php
Grupo: Aléxia Rocha nº01
Ana Isabel Rocha nº04
Elisa Fernandes nº013
Larissa Lopes nº22
Lorena Tavares nº24
Sarah Rabelo nº34
Nenhum comentário:
Postar um comentário